quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rachel de Queiroz

 Comemoramos nesta quarta-feira o centenário da grande dama sertaneja das letras, Rachel de Queiroz. Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL). Foi também a primeira mulher a receber o prêmio Luís de Camões, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal, prêmio concedido a autores que contribuíram para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.  
  Nascida em Fortaleza, Ceará, em 17 de novembro de 1910, Rachel era aparentada, pelo lado materno, com José de Alencar. Passou a infância e adolescência entre cidades e fazendas e sua educação formal foi num  colégio de freiras, de onde saiu com o diploma do curso normal (professora). Em sua casa, porém, lia-se muito e, desde cedo Rachel teve acesso a bons livros. Começa a escrever em 1927, colabora regularmente com o jornal O Ceará. Três anos mais tarde, lançou em edição da autora, seu primeiro romance, O quinze, cuja ação transcorre em 1915, ano de uma grande seca nordestina.   
Esse romance muito bem aceito pela crítica, abrindo portas do mundo literário para a grande dama sertaneja das letras. Foi escritora, tradutora, romancista e jornalista, desempenhou um importante papel na literatura brasileira. Em 1961, foi convidada pelo presidente Jânio Quadros para ser Ministra da Educação, mas recusou, dizendo que desejava permanecer como jornalista , pois era assim que ela gostava de ser chamada.
Infelizmente o mesmo mês de novenbro sai do cenário literário a grande escritora sertaneja, a grande dama literária, deixando uma vasta e rica obra.
Para saber mais - http://www.academia.org.br/