quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Safo de Lesbos

 Safo de Lesbos foi uma poeta nascida por volta de 612 a.C. na cidade de Ereso, capital da ilha de Lesbos, situada na Grécia. No mundo grego, poucas mulheres tinham acesso às artes. Safo é, portanto, uma excessão à regra.
   

Plêiades ( As 7 irmãs)

Deitaram-se lua
e Plêiades, A noite
em meio, em fuga o tempo
- e eu dormindo só,
Deitaram-se lua
e Plêiades. Alta,
alta noite
Tão e tanto
o sono do tempo
acompanhado!
E eu me fico dormindo
só.

  Espero que gostem desse poema e percebam que as estrelas são  fonte de inspiração para os poetas há muito tempo, mas é uma pena que Plêiades estão acompanhadas e a nossa poeta tão só... 

Esquecimento

De mim te sei esquecida, e não mais
tu me amas: a um outro sim- e mais

  É uma pena que  no século XI da Era Cristã: a Igreja queimou os nove volumes que concentravam sua obra, felizmente esses e mais alguns outros versos foram descobertos no final do século XIX em forma de pergaminhos. 
 

2 comentários:

  1. Noossa... Professora.. que poema leituraa liinda.. Parabéns.. um ótimo gosto que a senhora possui... Beijinhos

    ResponderExcluir