quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Romantismo - Victor Hugo

"Metemos o martelo nas teorias, nas poéticas e nos sistemas. Abaixo este velho reboco que mascara a fachada da arte! Não há regras nem modelos além das leis da natureza, que planam sobre toda a arte, e das leis especiais que, para cada composição,derivam das condições próprias de cada assunto".
                                                                                                          Victor Hugo
Com estas palavras de Victor Hugo o caráter revolucionário do Romantismo é revelado. O convite feito pelo grande escritor romântico francês para "meter o martelo" e quebrar todas as teorias e sistemas foi aceito. Os novos poetas manifestaram-se de acordo com as propostas de liberdade de expressão e de criação individual, porque sentiam que ali estava a melhor forma de dizer o sentimento existente em suas almas.
O autor romântico pretendia dar à arte caracteres mais individuais, a realidade serviria apenas como um ponto de partida para o artista exteriorizar suas emoções. Além desses fatores, os novos leitores provenientes da burguesia pediam textos que atendessem a seus gostos artísticos e o Romantismo veio suprir essa necessidade de forma inovadora e revolucionária.
 
O homem pensa.

A mulher sonha.

Pensar é ter cérebro.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
A mulher é um lago.

O oceano tem a pérola que embeleza.
O lago tem a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem tem um farol: a consciência.
A mulher tem uma estrela: a esperança.

O farol guia.
A esperança salva.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
A mulher, onde começa o céu!!!

Victor Hugo

 
Vivendo e aprendendo




Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dançe, cante, corra, viva. Não tenha medo de Viver e ser feliz!
Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra traz e diz: esse foi o dia mais feliz de minha vida. "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial.

Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porem, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo.


                                                                                             Victor Hugo
 
"O futuro pertence ainda mais aos corações do que aos espíritos.

Amar é a única coisa que pode ocupar a eternidade.
Ao infinito é necessário o inesgotável."

Extraído do livro “Os Miseráveis"

Victor Hugo

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco desse inebriante escritor, inesgotáveis são as surpresas as quais me deparo ao reler algumas de suas obras. Recomendo a vocês que leiam muito, pois só a leitura nos levará de uma só vez a sentir várias emoções sem sai do lugar.

Um comentário:

  1. Perfeito! Sou apaixonada pelas ideias de Victor Hugo! Grata por essa postagem. Sou adepta do pensamento libertário da arte estética sem barreiras de criação. Nada mais romântico ou mais moderno ou mais realista para esse visionário escritor francês, tão atual e vivo entre os que amam a literatura libertária.

    ResponderExcluir